Equipamentos mecânicos
Os equipamentos mecânicos utilizados nas torres de resfriamento de água são dimensionados com base nas premissas estabelecidas pelo CTI – Cooling Thecnology Institute, observando o fator de serviço mínimo para a potência dos redutores (>ou = 2,0) e a velocidade periférica máxima recomendada para os ventiladores axiais (60 m/s).
A configuração do equipamento mecânico será conforme a construção da torre, podendo ser de ventilação induzida (ventilador no topo) ou ventilação forçada (ventilador na lateral). A ventilação induzida permite que o ar seja aspirado através das entradas de ar (aberturas nas laterais da torre) de forma mais uniforme e suave. A ventilação forçada permite uma maior proteção contra corrosão do motoventilador em caso de contaminação do ar e da água pelo processo, uma vez que o ar que passa pelo equipamento mecânico é o ar ambiente que não possui contaminação. Este tipo de ventilação é muito utilizado em torres que operam em indústrias químicas e resfriamento de efluentes e vinhaça. Algumas empresas vêm adotando este tipo de construção também para facilitar as futuras manutenções, pois fica mais próxima do nível do solo, diminuindo os riscos de trabalhos em altura. Os tipos de equipamentos mecânicos podem ser fornecidos com as seguintes transmissões:
Transmissão direta
Hélice acoplada diretamente no eixo do motor elétrico: O motor entrega a potência e a rotação necessária para a hélice axial remova o volume de ar requerido pela torre.
Transmissão indireta
-Redução por Polias & Correias: As polias e correias fazem a redução da rotação sem causar perda significativa de potência do motor elétrico, para que a hélice axial opere dentro dos limites de velocidade periférica (>ou= 60m/s), garantindo que o equipamento mecânico remova a quantidade de volume de ar necessário ao resfriamento da água.
-Redução por motoredutor: Neste caso o redutor de velocidade realiza o trabalho de redução da rotação do motor por meio de engrenagens, com maior praticidade pode ser utilizado para qualquer potência e altas relações de redução.